terça-feira, maio 15

Crítica: Glória Feita de Sangue (1957)


Nos anos 50, Stanley Kubrick ainda estava em início de carreira e já tinho feito a sua primeira película O Grande Golpe (1956), e neste aqui dirigira o ator Kirk Douglas em um drama de guerra com misto de tribunal, Glória Feita de Sangue mostra os absurdos da Primeira Guerra Mundial, e a partir daqui Kubrick demonstraria para o que viera fazer durante seus próximos 42 anos que marcariam mais a sua carreira como um grande cineasta.

O filme conta a história de um grupo de soldados que são acusados de covardia, após fracassarem a tomada do Formigueiro, uma área de grande vantagem estratégica nas mãos de soldados alemães, tudo isto na Primeira Guerra Mundial, e Coronel Dax (Kirk Douglas) é ordenado a escolher um soldado de cada um dos três regimentos para serem levados á corte marcial para serem levados a pena de morte por tal "covardia". Porém Coronel Dax está disposto a lutar pelos seus soldados serem inocentados de tal "crime".

Neste filme, Kubrick faz questão de mostrar o total absurdo da guerra, começando pelo fato de soldados serem julgados e levados a pena de morte por covardia, através de um roteiro que enfatiza tudo isto através de ações e escolhas intolerantes de oficiais de alta patente e o desespero dos soldados que irão a julgamento, ou de sua direção única, mostrando que era um dos poucos cineastas corajosos em Hollywood naquela época, impondo personalidade e estilo próprio.

As atuações são ótimas, principalmente Kirk Douglas que além de uma ótima presença atua muito bem neste filme dando vida a um homem idealista e correto, diferente de seus comandantes, como o próprio General Mireau (George Macready) ou General George Broulard (Adolphe Menjou), que exalam patriotismo, intolerância e incompreensão atrás das paredes de suas salas confortáveis, em contraste com a realidade dos soldados que precisam demonstrar coragem em meio a explosões e tiroteios, e são tratados como simples peças do tabuleiro de xadrez, em que o que importa é matar o rei, independente de quanto for sua perda.

Stanley Kubrick já dá sinais de seu perfeccionismo obsessivo tão conhecido de quem trabalhou com ele, e se dá destaque a cena em que ocorre a fracassada investida contra o Formigueiro, na qual tudo é filmado de um tal realismo, impressionante para tal época em que havia poucos recursos técnicos, cuja proeza voltaria a realizar em 1969 com 2001: Uma Odisséia no Espaço, além de criar polêmica, já que era um filme de discurso anti-guerra com críticas ao estado e ao militarismo no auge da paranóia da Guerra Fria.

A fotografia é excelente, dando destaque no contraste de sombras e na iluminação em cenas interiores, enquanto a direção de arte trabalha em cima do conceito do cineasta, dando beleza aos salões luxuosos frequentados pelos grandes generais e às precárias condições das trincheiras em que os soldados se estabeleciam.

Glória Feita de Sangue, junto com Apocalypse Now de Coppola e O Grande Ditador de Chaplin, é um dos maiores filmes anti-guerra da história do cinema, e Kubrick, com seu discurso ácido a umas das coisas mais estupidas e imbecis que o ser humano inventou até hoje: GUERRA!

"O patriotismo é o último refúgio do canalha."

Avaliação: 9/10



9 comentários:

  1. Sou muito fã de Kubrick, e Glória Feita de Sangue é um dos marcos de sua carreira. É um dos primeiros da minha lista de "quero ver" deste grande diretor!

    ResponderExcluir
  2. Grande filme que mostra a estupidez da guerra e como ego e o orgulho do ser humano muitas vezes é tão grande que não valoriza nem mesmo a vida.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tá no top 5 de melhores filmes de guerra.

    ResponderExcluir
  4. É o mais emocional da filmografia do Kubrick, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Grande película. Um clássico incontestável do grande Kubrick e Kirk Douglas em seu melhor papel.

    Uma correção, O Grande Golpe não foi o primeiro filme dele. Antes havia feito "Fear and Desire" de forma independente, como não gostou do resultado "A Morte Passou Por Perto" (Killer´s Kiss de 1955) passou a ser oficialmente seu primeiro longa metragem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Um soco no estômago. Grande filme e belo escrito.

    ResponderExcluir
  7. um filme muito bem elaborado. além, é claro de seu caráter anti-guerra, destacando as ações e práticas humanas em meio há um cenário de hostilidade. outro aspecto relevante , é a ênfase aos sujeitos que verdadeiramente vivenciaram as diferentes formas da guerra, angústia, tristeza, euforia, fadigas, incredulidade, desilusão: os soldados

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!