sábado, fevereiro 23

Crítica: Argo (2012)


Por Maurício Owada

"Ben Affleck se consagra de vez como cineasta
em um interessante filme baseado em fatos reais"

O terceiro filme de Ben Affleck firma seu nome na indústria de uma vez como diretor, com o filme certo, o ator, que já foi alvo de comentários (sinceros) do tipo "como ator, ele é um ótimo diretor" coloca respeito dentro de Hollywood, que o esnobou na categoria de direção no Oscar. Ele mostra que é mais competente atrás das câmeras, ganhando diversos prêmios com Argo, como um dos mais fortes na premiação da Academia.

Argo na verdade, foi um filme de mentira. Criado pelo agente da CIA em conjunto com Hollywood, através de um roteiro que nunca foi filmado, como pretexto para que o agente Tony Mendez entrasse no Irã em "busca de locações" para a tal aventura de ficção-científica no estilo Star Wars e Planeta dos Macacos. O verdadeiro propósito era resgatar seis diplomatas procurados pelos revolucionários, presos no país e escondidos sem poderem sair, após um dos maiores tiranos do país receber o asilo dos EUA, o que causa a revolta do povo e a invasão na embaixada americana, resultando na Crise de Reféns, que perdurou por 444 dias.

Apesar de baseado em fatos reais, a missão permaneceu secreta por anos e apenas no governo Clinton foram reveladas. Argo é um filme que acerta em mostrar uma visão que mostra os dois lados da moeda e contar uma história que cativa pelo seu caráter curioso e quase absurdo. O roteiro redondinho não toca muito fundo em feridas, mas também não alivia o lado dos americanos, citando muitas vezes a culpa deles pelo caos no Irã. Apesar de tudo, o filme é carregado de clichês, e é aí que entra a direção de Ben Affleck: adotando uma abordagem mais contemporânea, mesmo para um filme que retrata um fato extraordinário protagonizada por americanos, como Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo, ele faz os clichês trabalharem a favor do filme, não se tornando irritante mesmo para um expectador mais exigente. Os personagens não possuem tanta profundidade e os de Ben Affleck, Alan Arkin e John Goodman são estereótipos e carregados de obviedades. Tony Mendez é o típico homem que é bom no que faz, mas cheio de problemas pessoais.

Com uma direção de arte excelente, retrata muito bem o final dos anos 70, época marcada pelas aventuras intergalácticas embaladas pela franquia de George Lucas, seja o pôster ilustrado do filme falso ou mesmo no Irã com detalhes únicos como o telefone com algarismos de lá, e os cartazes do aiatolá Khomeini que retratam uma época tensa de proporções internacionais. A fotografia também está excelente, num trabalho de câmera ótimo, com movimento e ótimos planos que contextualizam bem as cenas.

Competente, o bom roteiro e os quesitos técnicos bem trabalhados ajudam a contar uma história que glorifica Hollywood dentro de um contexto político, e estabelece Ben Affleck em um patamar elevado dentro da indústria cinematográfica, superando sua carreira cheia de altos e baixos, conquistando vários prêmios. O "boom" em cima de Argo vai muito mais pelo fato de retratar uma história nunca jamais contada, que apesar de ser o filme da carreira de seu diretor, não é nenhuma obra-prima.

Nota: 7,5/10




Trailer:

8 comentários:

  1. Affleck mais do que maduro na direção, transformando um roteiro conciso num filme bastante tenso e magnético. Argo é um filmaço, sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Affleck está melhor na direção que Spielberg em Lincoln até, eu acredito!

    ResponderExcluir
  3. Concordo que o file não seja uma obra-prima, mas estou apostando na vitória dele hoje à noite (deixo claro que o meu favorito é "Amour", este sim uma obra prima), afinal ele cumpre bem a sua proposta e tem aquilo que a Academia geralmente valoriza, que é a ausência de polêmicas e de conflitos não resolvidos. É sem dúvidas um bom filme!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2013/02/o-mestre.html

    ResponderExcluir
  4. Excellent blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?

    I'm planning to start my own website soon but I'm a little
    lost on everything. Would you recommend starting with a free platform like
    Wordpress or go for a paid option? There are so many options out there that I'm completely confused .. Any ideas? Thank you!

    Also visit my weblog; Mourinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for the compliments. In fact, the act of writing is the easier availability of time is the most imporante. Thus, you have to like what you do, and here we love! :) We use the free blogger platform for now. I recommend reading a lot of news that Google provides and know your audience.

      I have helped.

      Excluir
  5. Achei que Ben Affleck acertou em vários pontos, e realmente soube trabalhar bem os clichês e o filme não chega a ficar cansativo. No final você realmente consegue sentir a tensão dos personagens e Ben Affleck também se segurou bem no papel do agente da CIA. Não virou um dos meus filmes preferidos, mas o fato de ser baseado em fatos reais atrai bastante.

    ResponderExcluir
  6. é um bom filme, que segura todo o suspense na sequência final.

    ResponderExcluir
  7. "Os quesitos técnicos do filme é bem trabalhado,[...]"

    ta sabendo legal.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!