domingo, setembro 30

Notícia: Infância Clandestina é o representante argentino ao Oscar de melhor filme estrangeiro


Infância Clandestina, que mostra o drama de desaparecidos na ditadura militar estrangeira na visão de uma criança, foi o longa-metragem escolhido pela Academia de Cinema e Arte Audiovisual da Argentina como candidato à indicação da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2013. O filme também está na lista do Festival do Rio 2012.

Filme com direção de Benjamin Ávila, é protagonizado pela uruguaia Natalia Oreiro e o argentino Ernesto Alterio. O filme centra em uma criança de 12 anos chamada Juan (Teo Gutierrez Moreno), filho de militantes da organização guerrilheira esquerdista Montoneiros, ambientado na ditadura militar de 1976~1983.

"Graças a esse voto a mais que tivemos. Estava muito contente com a recepção do público e sabíamos que o filme era capaz de agradar as pessoas, mas nunca se sabe essas coisas", declarou Benjamín Ávila após conhecer a decisão da Academia de Cinema e Arte Audiovisual da Argentina.

O argumento é "baseado em feitos reais, mas não é autobiográfico", explicou Ávila, que aborda neste filme parte de sua experiência pessoal como filho de militantes e neto "recuperado" pelas Avós da Praça de Maio.

Bem recebido nas premiações sul-americanas, como o Festival Internacional de Cinema de Nações Sul-Americanas (melhor filme), e emocionou o público no Festival de Cannes.

A Argentina já teve seis produções indicadas ao Oscar de melhor filme estrangeiro, vencendo em duas oportunidades, com "A História Oficial" (1985), e "O Segredo de Seus Olhos" (2009).

Veja o trailer:

Cronograma do Oscar 2013:


30/11 - Prazo final para definição dos créditos dos profissionais de cada filme
01/12 - Cerimônia do Governors Awards (entrega dos Oscars honorários)
17/12 - Início da votação dos indicados
03/01/2013 - Encerramento da votação dos indicados
10/01 - Anúncio dos indicados às 5:30 da manhã (horário de Los Angeles)
04/02 - Almoço dos indicados
08/02 - Início da votação final
09/02 - Cerimônia das categorias técnicas e científicas
19/02 - Encerramento da votação
24/02 - 85ª edição do Oscar


Um comentário:

  1. Se eu gostar deste filme tanto é porque ele é um dos meus atores favoritos ator César Troncoso, cinema e televisão o drama envolvidos. Certamente, se filme foi um pexito foi em parte pelo excelente elenco com que conta.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!