domingo, junho 30

Crítica: Além da Escuridão - Star Trek (2013)


Por Maurício Owada

"Seguindo a reinvenção de um universo atravessando novas fronteiras"

J.J. Abrams e a série Jornada nas Estrelas coincidem em seu histórico: iniciaram um sucesso particular na TV e foram para o cinema, onde se consagraram de vez. J.J. Abrams fez séries de sucesso como Alias e Lost e dirigiu Missão: Impossível III (Mission: Impossible III, 2006). Jornada nas Estrelas foi criado por Gene Roddenberry e a série não só se tornou um sucesso apenas por se passar no espaço e vários planetas, mas também pelas suas mensagens e pela sua ousadia: o primeiro programa de TV nos EUA com um elenco multiétnico e o primeiro beijo inter-racial. Enfim, a franquia foi um grande impacto cultural.

Porém, a franquia andava meio morta (a série Enterprise e os últimos filmes foram um fracasso de público e crítica) e não se havia grande interesse do público a não ser pelos trekkers, mas J.J. Abrams assumiu o comando, obteve liberdade criativa e ressuscitou Jornada nas Estrelas das cinzas, firmando como uma franquia em potencial que internacionalizou o seu título original: Star Trek (idem, 2009). O reboot fez o que poucos conseguiriam: agradar aos fãs antigos e despertar o interesse dos novatos até pela série original e os filmes estrelados pela primeira tripulação liderada pelo Capitão James Tiberius Kirk. A genialidade encontrada para dar caminho ao reboot não só deu liberdade para a franquia seguir um novo rumo tanto quanto se conecta com a linha cronológica clássica (da Série Clássica à A Nova Geração, juntamente com os spin-offs Deep Space Nine, Voyager e Enterprise).

Quando foi anunciado uma continuação, J.J. Abrams afirmou que o filme teria o tom de O Império Contra-Ataca para Star Wars e isso se confirma na tela; além da trama ser mais sombria e mostrar a Frota Estelar destroçada (não é nenhum spoiler, o pôster e o trailer deixam isso bem claro), os personagens são levados a outro nível e pega muito mais a essência da franquia ao todo, aproveitando para fazer um panorama do cenário mundial atual - a relação dos EUA com as outras nações, o poderio bélico e seu uso e até mesmo o terrorismo -, a trama possui toda uma complexidade moral (não moralista) onde as escolhas dos personagens são baseadas em motivações e ideais, desde a mais nobre até a mais deturpada.

Os roteiristas Alex Kurtzman, Roberto Orci e Damon Lindelof misturam uma boa estrutura de um filme pipoca com personagens bem desenvolvidos, e a amizade entre Kirk (Chris Pine) e Spock (Zachary Quinto) é mais estudada e atinge um nível que os fãs veteranos já conhecem, e trabalham os momentos de desequilíbrio emocional do personagem Vulcano tão típico devido a seu sangue meio-humano, que rende um dos melhores diálogos do filme em relação à morte. Benedict Cumberbatch traz um excelente vilão com uma força, sede de vingança e fúria maior que a do romulano Nero do filme anterior, tornando-o em um inimigo mais forte e perigoso. Há também a participação especial de Peter Weller, o eterno Robocop, no papel de um oficial da Frota de caráter duvidoso.

As cenas de ação são dinâmicas e ajudam a prender o espectador na cadeira, com sequências especialmente produzidas pela computação gráfica que é usada de forma inteligente, ao mesmo tempo para um filme mais sério. Ainda, tem seus momentos de alívio cômico que tiram a tensão criada, sem sabotar a história e fazer com que perca o foco do conflito. Assim, como em um universo com toda uma mitologia, Além da Escuridão: Star Trek (Star Trek Into Darkness) expande o novo universo e nos é apresentado novamente os Klingons, raça que possui um grande império estelar e inimigos da Federação. Mas talvez o ápice, a cereja do bolo, tenha sido a cena que é particularmente comovente e nos remete ao filme mais aclamado de toda a série (os mais velhos entenderão).

J.J. Abrams segue com uma direção excelente e mantém Star Trek no caminho certo, manteve sua essência e aprendeu com a série e seguiu a filosofia ensinada desde o início ao quebrar um dos paradigmas da cultura nerd quando foi contratado na direção de Star Wars: Episódio VII. Pois se a criação de Gene Roddenberry quebrou tabus da sociedade e da própria televisão, nada mais justo do que um diretor conciliar sua carreira entre duas franquias cuja relação foram marcadas pela rivalidade, pois se a Federação Unida e o Império Klingon fizeram um Tratado de Paz, porque fãs de Star Trek e Star Wars não podem andar de mãos juntas?

Nota: 8,5/10,0




Trailer:


4 comentários:

  1. Também gostei muito do filme.
    Tipo de filme de ação bom, interessante e que respeita o bom gosto dos cinéfilos.

    É tudo muito bem contado e encenado.

    J.J. não é uma promessa, é uma certeza!

    ResponderExcluir
  2. O cinema necessita de mais aventuras como estas, bem equilibradas e que respeitem a inteligência do público. De fato, Abrams já não é mais uma promessa, é uma realidade!

    ResponderExcluir
  3. Desde o longa de 2009 já confiei nele, e confio que ele faça algo realmente bom e novo, e provavelmente com um pouco de nostalgia, em Star Wars VII

    ResponderExcluir
  4. J. J parece que não decepciona... adorei o primeiro...ainda veremos esse..

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!