Cena do documentário de Amir Ramsis |
Depois que Hosni Mubarak foi deposto, cineastas esperavam maior liberdade na exibição, mas críticos do governo dizem que pouco mudou. Naquela época, exigia-se que fossem até o Departamento de Censura para que conseguisse a aprovação.
O produtor do documentário declarou que o Departamento de Censura mandou procurar a Segurança do Estado, que gostariam de ver o filme antes de sua exibição, porém uma fonte negou que a Segurança do Estado esteja bloqueando o filme e os funcionários do Departamento de Censura não estavam disponíveis para declarações.
Khamissi disse que a permissão para ser exibido nos cinemas levaria algumas horas, mas que já estava há uma semana. O filme já tinha sido exibido, com permissão oficial, em um festival do Egito em 2012.
O documentário retrata sobre a aceitação da minoria judia no Egito a partir da metade do Séc. XX, quando em 1956, Israel, junto com a Grã-Bretanha e a França, invadiu o Egito para recuperar o controle do Canal de Suez e após a guerra, a comunidade judaica teve que fugir do país devido a ataques contra eles.
Fonte: UOL Cinema - Egito veta produção de filme sobre judeus egípcios, diz produtor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!