terça-feira, julho 24

Os Escritores no Cinema (2012)

Por Wendell Marcel

O cinema produz sempre personagens que trabalham como escritores, inocentes ou não, eles vivem a vida de forma tecnicamente literal, assim como nos seus textos. O E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? em homenagem ao Dia do Escritor, selecionou alguns filmes que mostram o que há de mais confuso, contraditório e amargo na vida desses personagens tão complexos do cinema.


Jack Torrance, de O Iluminado.

Jack Torrence consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado, durante a temporada de inverno, e leva a sua família para lhe fazer companhia. Devido à baixa temporada e ao isolamento, Jack começa a ter visões e coisas estranhas passam a acontecer naquele lugar assombrado.



William Forrest, de Encontrando Forrest.

Negro pobre vai parar em uma escola em Manhattan por causa de suas notas altas e do seu talento para o basquete. Lá, ele fica amigo de um escritor recluso que passa a ser seu mentor.


Charlie/Donald Kaufman, de Adaptação.

Charlie Kaufman (o roteirista do filme na vida real) é o protagonista da história, um escritor que deve adaptar um livro impossível de ser adaptado sobre orquídeas. Devido à falta de inspiração, ele decide escrever um roteiro sobre 'o livro que não pode ser adaptado', que é justamente a história de Adaptação de verdade!


Paul Sheldon, de Louca Obsessão.

O escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente e acaba sendo salvo por uma enfermeira (Kathy Bates), que é fã de suas obras. Para que ele se recupere ela o leva para sua casa. Durate a sua estadia, a enfermeira descobre, ao ler os textos do próximo livro do escritor, que sua personagem preferida será morta. Isso faz com que ela fique furiosa e Paul, sem poder andar, está vulnerável às possíveis loucuras de sua fã doentia.


Joe Gillis, de Crepúsculo dos Deuses.

A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão, residida no endereço da famosa Sunset Blvd. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.



Gil, de Meia-Noite em Paris.


 Esta é uma comédia romântica sobre uma família que precisa se mudar para Paris a trabalho, e sobre um jovem casal de noivos, com casamento programado para o Outono, que vêem suas vidas mudarem completamente. É também sobre um jovem que tem um grande amor por Paris e a ilusão que as pessoas tem que uma vida diferente da sua é sempre muito melhor.


Harry Block, em Desconstruindo Harry.

Harry Block (Woody Allen) é um escritor que tem um sério problema: ele sofre de graves distúrbios psicológicos relacionados a pessoas ao seu redor. Ele acaba incluindo, disfarçadamente, pequenos detalhes de sua vida pessoal em seus livros, o que lhe causa bastante confusão com as pessoas próximas.



Iris Murdoch, em Iris.

 A vida amorosa da novelista Iris Murdoch é contada a partir de duas épocas distintas: na sua juventude (Kate Winslet), quando conhece seu esposo, e na velhice (Judi Dench), quando já está sofrendo do mal de Alzheimer.



Anne Frank, em O Diário de Anne Frank.

Anne Frank (Millie Perkins), uma garota de apenas 13 anos, documenta sua vida em um diário durante a Grande Guerra. Ela e sua família moram em um sótão de um estabelecimento comercial; além deles, uma outra família judia se esconde da Gestapo. Durante dois anos eles ficam escondidos, correndo os riscos de serem descobertos e mandados para os campos de concentração.



Joan e Bernard Berkman, em A Lula e a Baleia

O patriarca de uma excêntrica família do Brooklyn (Jeff Daniels) gostaria de ser um grande romancista, mas deve contentar-se apenas com o cargo de professor. Porém, quando sua mulher (Laura Linney) revela-se um grande talento na arte de escrever, e então a inveja começa a dividir a família.





*As descrições dos filmes foram tiradas do site de cinema Cineplayers, com algumas adaptações.

6 comentários:

  1. Nossa, adorei o Post, e eu me indentifiquei bastante, porque adorar escrever. O melhor é que no meio desses filmes, está um dos filmes favoritos de um grande amigo meu. rsrsrrs. Crepusculo dos Deuses. Ele me indicou há um tempão e eu ainda não assistir.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria, muito boa mesmo. E não podia faltar o nome de Stephen King nessa lista, não é? Hahaha

    Abraços!

    http://avozdocinefilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pois é né amandaa ^^ mas ainda dá tempo de você ver um dos melhores filmes já realizados: Crepusculo dos Deuses!!! Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Valeu Rafael!! Realmente, Stephen King e Wood Allen, não podiam faltar de jeito maneira! :)

    ResponderExcluir
  5. Nicolas Cage no papel dos gêmeos Kaufman é excelente!! Além de outros ótimos filmes como O Iluminado e Meia Noite em Paris (apaixonante!)

    ResponderExcluir
  6. Excelente lista Wendell!

    Eu acrescentaria a ela o Barton Fink e o protagonista de "O Escritor Fantasma"!

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!