segunda-feira, julho 2

Crítica: Eles Vivem (1988)


Por Kaio Feliphe

"Mascar chiclete e chutar bundas. A melhor maneira de
resolver os seus problemas!"

“Um trabalhador braçal recém chegado em Los Angeles encontra, depois de uma ação da polícia local, um par de óculos escuros que o permite ver alienígenas que vivem disfarçados de seres humanos, e também mensagens subliminares que são transmitidas através da mídia em geral.”

Lendo apenas essa pequena sinopse, já imaginamos que esse filme é muito provavelmente da produtiva e mágica década de 1980. A época em que a Ficção Científica dominava o Cinema. Viagens para o futuro/passado, extraterrestres perambulando entre nós e batalhas no espaço são apenas alguns exemplos de acontecimentos comuns em filmes deste período. Geralmente, esses filmes tinham um grande apelo popular, arrecadando milhões em bilheteria. Mas esse filme é diferente, podendo ser chamado de cult.

O filme em questão é Eles Vivem (They Live, 1988). Um filme lançado em 1988 e realizado pelo diretor norte-americano John Carpenter, que já tinha alguma fama na época, principalmente por Halloween – A Noite Do Terror (Halloween, 1978), filme que foi um sucesso comercial nos EUA, arrecadando mais de US$47 milhões em bilheteria e agradando principalmente o público adolescente. Mas diferentemente de Halloween, Eles Vivem não obteve tanto apelo comercial, mas isso não significa falta de qualidade.

Como já vimos na introdução, o filme começa com John Nada chegando em LA e procurando emprego. Consegue encontrar em uma construção e arruma um lugar para morar em um bairro pobre. Ocorre uma operação policial no local e, no dia seguinte, encontra na igreja do bairro uma caixa cheia de óculos escuros. Depois que ele coloca um dos óculos, começa toda a crítica de Carpenter ao capitalismo e a sociedade moderna que é movida pelo consumismo exacerbado (genialmente ilustrada pela frase “Este é o seu Deus”, em um maço de dinheiro).

Mensagens como “Obedeça”, “Compre”, “Não pense” e “Não questione a autoridade” por trás de outdoors, revistas, jornais e comerciais de TV. Pode parecer exagero e até uma teoria de conspiração, mas ilustra muito bem os dias atuais. Além das propagandas em tudo que é lugar, o Governo quer impor todo o seu “poder” no povo. O recente caso SOPA é um exemplo claro disso.

Mas o filme não é só uma crítica social. Também é um ótimo divertimento, graças à união muito bem feita da Ficção Científica com os típicos filmes de Ação da época. Imaginem um brucutu andando pela cidade com uma calibre 12 na mão caçando alienígenas disfarçados? Incrível! Assim como as frases inesquecíveis: “Vim aqui mascar chiclete e chutar umas bundas, mas os chicletes acabaram.”; “ Você precisa é de um cirurgião plástico brasileiro.”

Outro ponto a ser elogiado nessa obra é a ótima trilha-sonora, que embala o filme durante toda a sua duração. Uma melodia simples que faz toda a diferença, já que adiciona uma cadência precisa a narrativa. Não me lembro precisamente onde vi, mas uma bela definição me vem à cabeça: “Eles Vivem é um blues filmado. E a sua trilha-sonora é o baixo que o conduz”.

Carpenter fez toda essa maravilha com atores desconhecidos e um orçamento baixo (US$ 3 milhões). Prova que qualidade não se mede pelos nomes no elenco ou pelo orçamento gordo. Entretenimento inteligente e divertido, que não é mais um “passa-tempo sem conteúdo”, longe disso. Muito longe disso.

Avaliação: 8.5/10




Trailer:


5 comentários:

  1. De "Halloween" em 1978 até este ótimo "Eles Vivem" em 1988, Carpenter teve sua melhor fase da carreira com pelo menos cinco filmaços.

    Este "Eles Vivem" é simples e divertido, com um elenco sem apelo comercial algum. Roddy Piper era astro de luta-livre e Keith David eterno coadjuvante em filmes de ação.

    Como você gostou, procure também "The Hidden - O Escondido" de Jack Sholder. É também uma ficção B de 1988 sobre alienígenas cheia de ação.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Escrever "Este é o seu Deus" em um maço de dinheiro foi uma das coisas mais geniais que eu vi em um filme. Carpenter Gênio!

    Não conhecia esse "O Escondido", vou procurá-lo. Obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
  3. filme espetacular! um terror social muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Filmaço. O citado "The Hidden - O Escondido" também é um filmaço.
    Tem um bem trachão - "The brain" que tem o mesmo tema.

    ResponderExcluir
  5. =====================================================
    =====================================================
    =====================================================
    =====================================================
    =====================================================

    NERD POWER !!!!!

    =====================================================
    =====================================================
    =====================================================
    =====================================================
    =====================================================

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!