domingo, agosto 4

Crítica: RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013)


Por Maurício Owada

"Sequência do filme de 2010 continua com sua fórmula
e entrega uma obra sem grandes novidades, mas ainda muito divertida"

Sequência do sucesso de 2010 e baseada numa HQ da DC Comics, RED - Aposentados e Perigosos (RED) estrelava um grande elenco encabeçado por Bruce Willis, John Malkovich e Helen Mirren que mostrava agentes de alta periculosidade que estavam vivendo em sua tranquila aposentadoria até serem trazidos de volta a ação.

Para assistir RED 2 não é necessário ter assistido ao filme anterior, toda a trama ela se desenvolve por si mesma. A sinopse é simples: os ex-agentes Frank Moses (Bruce Willis) e Marvin (John Malkovich) estão sendo caçados ao serem incriminados injustamente por portarem uma bomba nuclear de tipo raro que foi perdida na época da Guerra Fria.

O filme não tem mais delongas e já parte para a ação. Ele apresenta seus personagens novamente, mas de forma muito breve. Enquanto Bruce Willis é o típico “duro de matar” (um arquétipo que permaneceu desde seu personagem John McClane), John Malkovich é o homem paranoico e prevenido que sempre carrega consigo alguma bugiganga para segurança, enquanto Helen Mirren esbanja sofisticação e elegância na hora de matar.

O roteiro de Jon e Erich Hoeber não busca apresenta-los de forma meticulosa; o texto ágil traz dinamicidade ao longa durante a sua projeção, ainda conseguindo apresentar mais três personagens: Catherine Zeta-Jones interpreta a sensual agente russa Katja, o ator coreano Byung Hun Lee faz o mais letal assassino do mundo conhecido como Han, e sir Anthony Hopkins dá o ar de sua graça como o cientista Bailey.

Apesar de contar como um ótimo e divertido filme de ação, RED 2 peca pelo excesso de piadas nos momentos errados, o que acaba tirando o ritmo de uma cena que está sendo bem sucedida e muitas delas partem de Marvin e seu jeito peculiar e Mary Louise-Parker que é a esposa recatada de Frank Moses novata a espiã. Apesar de tudo, sua personagem ainda assim é a mais interessante do filme, onde cada vez mais ela demonstra o jeito para o mundo perigoso da espionagem.

Para conseguir uma faixa etária mais baixa, RED 2 não tem a presença de sangue durante as cenas de ação, visando um público mais amplo e aproveitando também as pessoas que vão ao cinema nesta época do ano – o verão norte-americano - , recheada de blockbusters. Com um cenário diversificado, as cenas de ação diferem entre tiroteio, luta corpo a corpo e perseguição ocorrem em Moscou, Londres e Paris.

RED 2 – Aposentados e Ainda Mais Perigosos (RED 2) é um filme de ação que aproveita da boa interação entre este gênero e a comédia, contando ainda com um roteiro competente, que apesar de algumas quebras de ritmo devido a quantidade, as vezes, excessiva de piadas, é bem conduzido pela direção Dean Parisot e pelo elenco estelar de dar inveja. RED 2 é uma boa pedida para quem procura uma diversão descompromissada... de qualidade.

Nota: 7,5/10,0





Trailer:

Um comentário:

  1. O primeiro filme é bem divertido.

    Ainda não conferi esta sequência.

    Abraço

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!