Assim como os jovens Truffaut, Godard, Resnais e outros cineastas da Nouvelle Vague mudaram o cinema francês pela busca de algo novo - um rompimento com o padrão de linguagem da época - os jovens cineastas que surgiram em época de contradição da identidade americana, com seus valores sendo bombardeados pela Guerra do Vietnã, tomaram conta das telonas na década de 70.
A desilusão ideológica e, ao mesmo tempo, uma indústria cinematográfica em crise, que perdia cada vez mais seu público para a TV, deixou espaço para os novos cineastas e alguns já antigos - influenciados pelo cinema autoral europeu, japonês e até mesmo pelos cineastas clássicos da Era de Ouro de Hollywood - viessem com muitas ideias na cabeça, o que alavancou a indústria e iniciou uma nova época. A arte e a indústria cinematográfica americana mudava drasticamente.
Alguns desses cineastas se destacaram e tiveram seu cinema eternizado no adorável e transgressor cinema dos anos 70.
9. George Lucas
8. Brian De Palma
7. Michael Cimino
6. William Friedkin
5. Sidney Lumet
4. Martin Scorsese
3. Steven Spielberg
2. Robert Altman
1. Francis Ford Coppola
Menção honrosa: Peter Bogdanovich, Woody Allen, John Cassavetes, Milos Forman, George Roy Hill, Dennis Hopper, Terrence Malick, Sam Peckinpah, Arthur Penn, Roman Polanski e Sidney Pollack.
As menções honrosas é devido a grande produtividade e a quantidade de novidades que foi apresentado nesta época.
As menções honrosas é devido a grande produtividade e a quantidade de novidades que foi apresentado nesta época.
Grandes diretores de um ótimo período de Hollywood.
ResponderExcluirCom certeza a história de vida e carreira mais maluco é de Michael Cimino, que hoje mudou de sexo.
Abraço
Com certeza, além de ter conseguido levar a United Artists a falência, o que fez com que acabasse a liberdade criativa dos diretores... infelizmente.
Excluir