domingo, junho 10

Os (E)Namorados da Telinha (2012)

Por Wendell Marcel

Em homenagem ao Dia dos Namorados, o E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? fez uma seleção de filmes que emplacam esse gênero tão romântico e lacrimejoso, que é o romance (impossível ou não). A seguir, dez filmes que mostram os diversos problemas no amor, e as várias formas de amar.


Bella e Edward, da saga Crepúsculo

Mesmo a história dos pombinhos sendo no começo da saga um triângulo amoroso, o problema depois é o perigo que um proporciona ao outro, e contra isso o prazer entre os dois.




Jamie e Landon, de Um Amor para Recordar

O filme é um manual bastante interessante sobre mudança de comportamento em prol da felicidade da pessoa amada, e a dor que a distância significa entre um.



Emily e Oliver, de De Repente é Amor

Os dois se conheceram em um vôo, e de repente foi amor à primeira vista, mesmo eles tendo características totalmente divergentes. A diferença de personalidades é o grande foco do longa.



Annabel e Enoch, de Inquietos

O filme é uma poesia em si. Tem semelhanças com Um Amor para Recordar, mas aqui ele mergulha profundamente no sentido da própria existência, e como um fator não esperado (o amor) interfere no medo e no caminho já certo para o outro parceiro. Existência vs medo.



Lucy e Henry, em Como Se Fosse a Primeira Vez

Acreditar no amor é o grande sentimento que o espectador pode ficar depois de assisti-lo. O filme traduz que amar é como um campo de batalha, em que todos os dias devemos nos apaixonar e apaixonar cada vez mais a pessoa amada.



Allie e Noah, em Diário de Uma Paixão

Nem o tempo e nem mesmo as dificuldades da vida, barreiras e acasos podem impedir um grande amor. Assim ficamos depois de rever pela terceira (ou quarta vez) este belo filme que conta a história de um grande amor, impossível, em todas suas medidas.



Julianne e Michael, de O Casamento do Meu Melhor Amigo

Julianne é uma garota determinada que se descobre apaixonada por Michael, seu antigo namorado e agora melhor amigo. Mas existe apenas um problema: ele está prestes a se casar com outra pessoa. Desesperada, ela tem apenas quatro dias (e uma porção de planos) para tê-lo de volta. O filme retrata basicamente a luta em ter de volta um grande amor.



Vada e Thomas, de Meu Primeiro Amor

Conhecemos os desejos, confusões e frustrações de Vada, uma garotinha de 11 anos que é obcecada pela morte. Sua mãe morreu e seu pai, Harry, é um agente funerário. Thomas é o seu melhor amigo e sofre de um mal: ser alérgico a tudo. O filme mais cuidadoso e ingênuo em se tratar de conhecer o amor.

Ennis Del Mar e Jack Twist, de O Segredo de Brokeback Mountain

O filme apresenta uma história de amor épica sobre dois homens que se encontram no verão de 1963 e logo se vêem incrivelmente unidos. Mas suas tragédias e complicações trarão provações a seu relacionamento, ao mesmo tempo que lidarão com o preconceito da sociedade. É o típico de amor impossível, só que entre homens, quando a própria sociedade banaliza a união.


Garota Cega e o Vagabundo, de Luzes da Cidade

O Vagabundo se apaixona por uma jovem florista cega, que pensa que ele é milionário por causa de uma pequena confusão. Nisso, os dois se enamoram, e o encatamento pela simplicidade e beleza da florista, faz com que o Vagabundo busque ajudá-la de todas as formas. É uma das mais belas homenagens do cinema ao amor, com sinceridade e poesia incalculáveis.



 

5 comentários:

  1. Minha opção favorita, sem dúvida, é Brokeback Mountain. Mas Inquietos e De Repente é Amor também são ótimas opções.

    PS: Twilight? pff...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Twilight não é legal, mas tem gente que gosta ... excluo-me ^^

    Meu preferido é Luzes da Cidade! .

    ResponderExcluir
  3. Luzes da Cidade não é um filme, é um milagre.

    E tb gosto muito de "Casamento do Meu Melhor Amigo"(guilty pleasure?)

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!